quarta-feira, 30 de março de 2011

Desde a Romenia...






A equipa do projecto Comenius encontra-se na cidade de Bucareste e e constituida pelos professores Cesar Louro, Carlos Vieira e Adilton Albano, acompanhados pelos alunos Daniel Sequeira, Renato Balaia, Catarina Ramos e Patricia Roque. Depois de uma escala em Milao visitaram diversos pontos culturais e turisticos da cidade de Bucareste. Apresentaram um resumo das actividades desenvolvidas no nosso agrupamento e participaram em diversas reunioes de trabalho e workshops.
Na quinta-feira irao partir da capital romena para a regiao da Transilvania, onde irao continuar a sua jornada. Regressam a Castelo Branco no Sabado com paragens nas duas capitais ibericas. Saudacoes calorosas a toda a comunidade!

Nota: O teclado a que acedemos nao nos permite enviar o presente documento devidamente redigido. As nossas desculpas.

terça-feira, 29 de março de 2011

Hoje foi dia de ensaios

O nosso Agrupamento vai gravar um DVD musical. Proposta sugerida pela empresa Clave de Soft e prontamente aceite pela direcção, começou a tomar forma há relativamente pouco tempo, fruto da dedicação de educadores/professores e da alegria e jovialidade dos nossos alunos. Não tem sido fácil!

O projecto engloba alunos desde o ensino pré-escolar até ao 3º ciclo e terá ainda uma faixa com uma canção interpretada pelos "nossos" pais, colaborando lado a lado com os professores/educadores e assistentes operacionais. Tudo isto requer esforço, trabalho e dedicação.

Os educadores/professores trabalham as canções nas suas aulas, mas o 3º ciclo já não tem aulas de Educação Musical no seu currículo. O que fazer? Ensaios suplementares, na hora de almoço. É verdade! Alguns dos nossos jovens têm disponibilizado parte do seu tempo livre para ensaiar e preparar um evento que, com toda a certeza, envolverá quase toda a comunidade educativa. Querem, também eles, contribuir para o sucesso do projecto e o Agrupamento agradece!
 


Todas as pessoas interessadas em adquirir o DVD que será gravado já na próxima semana (4 e 5 Abril), e que se encontra desde já disponível para reserva, poderão fazê-lo através dos educadores/professores do 1ºciclo, directores de turma do 2º e 3º ciclos ou da coordenadora do projecto, Armanda Patrício.

1º Campeonato Interno de Jogos Matemáticos


Tarde de jogos de estratégia, convívio e divertimento.
No dia 4 de Março (sexta-feira) pelas 14 horas, no refeitório do edifício 2 da escola EB 2,3/S José Sanches, os alunos do ensino secundário deram início ao 1º Campeonato Interno de Jogos Matemáticos, no qual os alunos tiveram oportunidade de demonstrar as suas aptidões em jogos de estratégia. Ao longo da tarde, as competições continuaram com alunos do 2º e 3º ciclo. A agitação foi grande! O convívio e boa disposição acompanharam a euforia dos que alcançaram os primeiros lugares nos diferentes jogos. 
No final da tarde, estavam seleccionados os participantes para o 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que terá lugar no dia 18 de Março em Lisboa.
Os alunos que irão representar a nossa escola são: No jogo do OURI, o Diogo Barata (5ºB) e a Ana Pires (8ºC). No jogo do HEX, a Beatriz Mendonça (5ºA). No jogo do RASTROS, o Hernâni Lopes (9ºA) e o Gil Leitão (11ºA). No jogo do AVANÇOS,  o Fábio Pio (11ºA).
Paralelamente, também, se disputou o campeonato cartas de cálculo mental SuperTmatiK para alunos dos 2º e 3ºciclos e secundário, com a finalidade de apurar os dois primeiros classificados de cada ano lectivo, até ao 9º ano de escolaridade, com vista à participação destes alunos na Fase Final OnLine.
Os vencedores foram: Rodrigo Moreno (5ºC), 6º, Júlia Santos (7ºB), Carla Sofia (8ºC) e André Caetano (9ºA)
Esta tarde de jogos foi possível graças ao empenho dos Professores de Matemática, da ajuda preciosa da Associação de Estudantes, do 10ºC, turma de Desporto e dos Funcionários.
Grupo de Matemática

segunda-feira, 28 de março de 2011

Últimos preparativos para a gravação do DVD musical

Como é já do conhecimento geral, o nosso Agrupamento irá gravar um DVD escolar com canções do mundo, em que toda a comunidade escolar pode tomar parte, até mesmo os adultos (professores, auxiliares de acção educativa e pais). O ensaio geral dos adultos interessados em participar será no dia 29 de Março, pelas 18 horas, na EB II.

Ao 3º e 4º ano coube uma música intitulada "Um Docinho", originária da Albânia. Como as gravações já são no início de Abril (próxima semana), o ensaio geral destas 5 turmas decorreu na passada quinta-feira, com a ajuda da professora Armanda Patrício. Sendo tantas crianças (perto de uma centena), que ensaiaram juntas pela 1ª vez, pode dizer-se que correu bastante bem! Há por aqui uns grandes artistas!... Esperem pelo resultado!

Professora Ana Maria Duarte

7.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (2011)

No passado dia 18 de Março, os 9 campeões de jogos matemáticos da nossa escola, deslocaram-se ao ISEL, em Lisboa, a fim de a representarem, no 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos:

2º ciclo:
Hex: Beatriz Mendonça, 5º A
Ouri: Diogo Barata, 5º B

3º ciclo:
Hex: Luís Anes, 9º B
Ouri: Ana Pires, 8º C
Rastros: Hernâni Lopes, 9º A
Rastros (adaptado): José Coelho, 9ºB

Secundário:
Hex: Luís Duarte, 10º A
Rastros: Gil Leitão, 11º A
Avanço: Fábio Pio, 11º A

Após terem realizado 4 grandes jogos, os nossos campeões, infelizmente, não passaram à grande final, mas revelaram que aprenderam novas técnicas (Cuidado com eles no próximo campeonato!). A boa disposição manteve-se durante todo o dia. Não se esqueçam de continuar a treinar (em casa ou no Clube da Matemática da Escola) para no próximo ano continuarmos a representar a Escola.

Professora Daniela Santos

Semana da Leitura na EB1

No âmbito das actividades da Semana da Leitura, organizada pela BE do nosso Agrupamento, os alunos de 1º Ciclo, foram presenteados com a história "O pinto careca",  que lhes foi contada pelo professor bibliotecário, o Prof. Rui Mateus. O 4ºB ouviu-a juntamente com os colegas do 4ºC. Todos adoraram e se divertiram bastante com as peripécias do pequeno, mas valente pinto, desde que encontrou uma bolsa de dinheiro, que resolveu depois oferecer ao sovina do seu rei.

Receberam ainda um panfleto com a bonita história "Humberto e a Macieira", propícia à semana que se estava a viver, ou seja, à semana em que principiou a Primavera e se comemorou o Dia da Árvore. Já na sala de aula, foi lida e explorada a história, que conta o grande amor de Humberto pela macieira que tinha no seu quintal, desde que era menino.

Professora Ana Maria Duarte

Peddy Paper

Na passada 2ª feira, dia 21 de Março, teve lugar, na EB1 de Alcains, uma actividade de articulação entre os alunos do 1º ano e os meninos do Jardim de Infância, das salas dos 5 anos. Tendo em conta que neste dia se comemorava, o Dia da Árvore e da Floresta, a actividade escolhida foi um Peddy Paper no recinto escolar subordinado a esse tema.
As várias equipas, formadas por alunos do 1º ano e do Jardim de Infância, tiveram como missão procurar envelopes com questões relacionadas com os cuidados a ter com as árvores e a sua utilidade.
No final deste Peddy Paper, muito animado e instrutivo, foi entregue um diploma a todos os participantes e as equipas vencedoras foram “condecoradas” com uma medalha. Todos apreciaram a actividade e ficou a promessa destes dois níveis de ensino se voltarem a encontrar brevemente para mais actividades de interesse comum.

As professoras: Gina Pinheiro, Margarida Santos e Palmira Grilo

Texto de alunos

Na nossa escola, EB1 de Alcains, comemorou-se o Dia da Árvore, da Poesia e, também, a Semana da Leitura no nosso Agrupamento. Vimos dar o nosso contributo partilhando convosco um texto que fizemos.

LER
Ler é viajar
Viajar é imaginar
Imaginar que somos fadas
Fadas que fazem magia
Magia é ler
Ler livros de aventuras
Aventuras no meio das palavras
Palavras que nos fazem sonhar
Sonhar é bom!
Bom é aprender
Aprender a escrever
Escrever poesia
Poesia para te ler!

Maria Laura 3ºB, Jorge 3ºB e Gonçalo 3ºA         
   

Visita de estudo ao Exploratório em Coimbra

Visita de estudo do PROF GEI, PROF INF e IRC cont. à Universidade de Coimbra e ao Exploratório em Coimbra. 

No passado dia 11 de Março de 2011, as turmas dos cursos profissionais e a turma de CEF do Agrupamento José Sanches de Alcains, deslocaram-se à cidade de Coimbra de autocarro com a finalidade de conhecerem a “Rota dos Doutores” da Universidade de Coimbra, bem como assitirem a uma visita guiada dinâmica e pedagógica ao Exploratório.

No âmbito da “Rota dos Doutores”, os alunos tiveram oportunidade de visitarem o largo D. Dinis e os respectivos Departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Direito. Visitaram também a Capela da Universidade, a Sé Velha e a Sé Nova. No Exploratório participaram  numa exposição interactiva “Viajar com a Ciência” que tinha por tema “Luz e Cor”, instalada num autocarro urbano adaptado para o efeito, bem como uma exposição interactiva “Em boa forma... com a Ciência”, que relacionava as ciências básicas e a saúde. 

Foi uma jornada muito enriquecedora em conhecimento, estímulos e vivência, recheada de uma dose de sociabilização entre todos os que a fizeram.

Professora Anabela Ponte Reis

2ºB participa em “Conta-me uma história”

A turma do 2º B da EB 1 de Alcains participou no concurso “Conta-me uma história”, promovido pela DGIDC com a história “A Carochinha amiga do Ambiente”. A história aborda o tema da reciclagem e antes de ser gravada em formato áudio, foi previamente explorada pela turma.

A Carochinha enquanto fazia as suas lides domésticas e separava o lixo para o colocar no ecoponto, encontrou um papel com valor... uma nota. Decidiu então escrever no facebook, que estava interessada em conhecer alguém para ocupar o seu coração... Paralelismo entre a história tradicional / história moderna. Esperamos que se divirtam!
(brevemente colocaremos aqui a sua versão audio)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Chegou a primavera...e a poesia

No dia em que a primavera chegou os nossos professores lembraram-se de comemorar este dia com a leitura de poemas num dos jardins de alcains, junto ao campo de ténis, e depois disso elaboramos um cartaz gigante que colocámos na parede exterior da nossa escola. Claro que para um trabalho tão grande a ajuda de todos foi preciosa. Verifiquem só...


Professores: Artur Jorge Marcos/Emília Ribeiro/Conceição Alves/Piedade Esteves

segunda-feira, 21 de março de 2011

Parlamento dos Jovens 2011



Na notícia apresentada há uns dias, faltou referir que o nosso projecto obteve o 5º lugar entre os 20 participantes, que integramos uma medida no projecto de recomendações a apresentar na Sessão Nacional que se realizará em Maio na Assembleia da República - com transmissaõ em directo pela Net - , e que o tema por nós proposto para abordagem no próximo ano lectivo - "Vencer o desemprego - Oportunidades profissionais no futuro" foi o eleito no distrito.
Professora Conceição Santos

Segurança na Internet: o filme que faltava


No âmbito do concurso nacional "Gigabyte Seguro: Navega em Segurança à tua maneira!" a equipa de trabalho "CPU" do 9º B (Nádia Miguel, Mário Barata, Miguel Reis, José Coelho), realizou na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, supervisionados pela professora Alzira da Cruz Barata, este trabalho em vídeo alertando para os perigos e cuidados a ter na utilização da Internet em segurança.

Ementa de 21 a 25 Março

2º, 3º Ciclo e Secundário:
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo:

sábado, 19 de março de 2011

A Semana da Leitura no Agrupamento

24 de Março, 14h30: Leitura da história Humberto e a macieira no Lar Major Rato (no âmbito da iniciativa “Ler em todo o lado”).

Depois de ter sido apresentada aos alunos do 1.º Ciclo, a história Humberto e a macieira de Bruno Hächler será lida aos idosos do Lar Major Rato, a quem ela poderá dizer bastante.

A Semana da Leitura no Agrupamento

23 e 24 de Março: Leitura da história Humberto e a macieira de Bruno Hächler aos alunos do 1.º CEB (BE da EB1).

Dia 23, 14h – Alunos do 1.º ano; Dia 23, 14h45 horas – Alunos do 2.º ano; Dia 24, 10h30 – Alunos do 3.º ano; Dia 24, 11h15 – Alunos do 4.º ano; os professores das localidades da periferia receberão a história com antecedência.

A Semana da Leitura no Agrupamento

22 de Março, 17h30: Palestra sobre literatura infantil proferida pela Prof.ª Dr.ª Maria da Natividade Pires (ESE de Castelo Branco).

Palestra destinada à apresentação de algumas obras recentes do campo da literatura infantil e sugestão de pistas para a sua abordagem com as crianças / alunos no espaço escolar e familiar.

A Semana da Leitura no Agrupamento

22 de Março: Leitura da história Jaime e as bolotas de Tim Bowley às crianças do Jardim de Infância (BE da EB1).

1.ª sessão às 14 horas – Crianças das salas das educadoras de infância Emília e Céu; 2.ª sessão das 14h30 – Crianças das salas das educadoras de infância Zélia e Cesaltina; as educadoras das localidades da periferia receberão a história com antecedência.

A Semana da Leitura no Agrupamento

21 de Março (Dia Mundial da Poesia): Distribuição e afixação de poemas do volume Guardador de árvores de João Pedro Mésseder.

  • Disponibilização, em vários locais, de poemas deste álbum de J. P. Mésseder, que cruza a poesia com o tema que inspira a Semana da Leitura a nível nacional (A floresta, o verde e as árvores).

Semana da Leitura

Entre 21 e 25 de Março de 2011 comemora-se mais uma Semana da Leitura a nível nacional. O tema escolhido para este ano gira em torno da floresta e da árvore, tendo sido eleito pelas bibliotecas da rede interconcelhia de Castelo Branco o mote "Floresta de leituras". As actividades a realizar a nível do nosso agrupamento estão já afixadas e foram já divulgadas na plataforma Moodle, no blog da BE e no website do agrupamento. No início da semana, o calendário será ainda disponibilizado em outros espaços. Tentou-se que as actividades cubram tanto quanto possível todos os públicos da escola, disponibilizando textos que vão ao encontro de todos os níveis etários. Ficam todos convidados a participar...

sexta-feira, 18 de março de 2011

5ºC ganha prémio

Há uns dias anunciámos aqui a participação da turma 5ºC no concurso Um Concelho Azul, através da apresentação de dois álbuns fotográficos digitais, subordinados aos temas “Água – Um recurso a preservar” e “Água – poupe hoje, para ter amanhã”.
O concurso foi promovido pelos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, dia 22 de Março e foi destinado a todos os alunos matriculados no 5º ano de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Castelo Branco.
Pois hoje temos o prazer de informar que a turma 5ºC ganhou o 2º prémio, neste concurso.
A entrega dos prémios aos galardoados será no próximo dia 25 Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco. Muitos parabéns a todos os alunos e professores envolvidos. Boa!

quinta-feira, 17 de março de 2011

É tão bom saber...

O senhor Jorge veio ao Jardim de Infância explicar como se faz o queijo de ovelha. Foi muito interessante. As crianças e educadoras agradecem a disponibilidade. Bem-haja Sr. Jorge.

(clicar sobre a imagem para ver o slideshow)

Torneio "GiraVolei”

Decorreu na passada sexta-feira, dia 11 de Março de 2011, pelas 9 horas no nosso Agrupamento, um torneio de GiraVolei. Este torneio teve a colaboração da Federação Portuguesa de Voleibol e o grupo de Educação Física.
Este projecto foi pela primeira vez implantado na nossa escola e teve bastante adesão. Foi uma manhã agradável, com momentos de convívio, diversão e uma competição saudável.

Seguem algumas fotos para recordar os momentos.



O grupo de Educação Física

“O Duende Verde e a Fada Primavera”

No dia 4 de Março de 2011 os alunos da Escola Básica do 1º Ciclo de Escalos de Cima desfilaram pelas ruas da localidade juntamente com os alunos do Jardim de Infância, comemorando o Carnaval.


Os trajes das crianças do 1º Ciclo foram providenciados pelos encarregados de educação, estando subordinados ao tema do ambiente, que foi explorado através de uma história infantil propositadamente escrita para o efeito, tendo os alunos, através da realização de trabalho em grupo, participado na elaboração de finais alternativos da mesma.
As crianças aderiram e participaram com muito entusiasmo no desfile de Carnaval.
Profª Maria do Rosário Baptista

Mais uma excelente participação do Agrupamento José Sanches no xadrez…

No dia 23 de Fevereiro disputou-se mais um encontro de xadrez, com vista à preparação do Campeonato Distrital desta modalidade, no qual o Agrupamento José Sanches foi novamente convidado a participar, pois esta modalidade não está inserida no Desporto Escolar, nas categorias de Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis.
Este encontro decorreu nas instalações da Escola Cidade de Castelo Branco, em Castelo Branco, que contou com 43 xadrezistas, tendo o nosso Agrupamento participado com 7 alunos, repartidos pelas quatro categorias. Todos demonstraram uma grande atitude competitiva, destacando-se os alunos Hermenegildo Gomes, Alexandre Serra e Luís Duarte, que ocuparam o 1º lugar nas respectivas categorias: Infantis A, Infantis B e Juvenis. A seguir apresenta-se a lista completa com a classificação deste torneio.



Em termos de objectivos propostos, o professor responsável por esta modalidade considera que estes foram claramente atingidos. Realça a atitude e o entusiasmo manifestado pelos alunos e o apoio prestado por toda a comunidade escolar.

Prof. Francisco Simões

quarta-feira, 16 de março de 2011

Visita de Estudo a Londres

No sentido de estimular a aprendizagem e valorizar o ensino da Língua Inglesa, fundamental para a qualificação de qualquer cidadão face ao fenómeno de globalização, bem como para valorizar o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento num quadro onde é cada vez mais relevante a prossecução de um esforço de cativar alunos e famílias integrantes da comunidade onde a escola se insere, vinte e cinco alunos das turmas do 7.ºB, 10.º A, B, C, 11.ºA, B, as professoras Eliana Neves, Filomena Reis, Lisete Sousa, Rosalina Santos e o professor José Marques participaram na visita de estudo de quatro dias à capital do Reino Unido (actividade do Plano Anual de Actividades) que se realizou pela primeira vez no nosso Agrupamento.

A concretização da visita decorreu entre os dias 8 e 11 de Março de 2011, tendo a mesma sido planeada, organizada e estruturada pela professora Odete Duarte.

O programa contou com um roteiro previamente planificado: o render da guarda em Buckingham Palace; a visita a Westminster Abbey, Big Ben, Houses of Parliament, n.º 10 de Downing Street, London Eye, City Cruises (passeio de barco), Regent Street, Piccadilly Circus, Oxford Street, St Paul’s Cathedral, Tate Modern, Shakespeare Globe Theatre, London Bridge, Tower of London, Tower Bridge, Covent Garden, Madame Tussaud’s e não esquecendo (mind the gap) o London Tube, o melhor amigo para nos transportar a qualquer um destes magníficos sítios num instante!

Foi, de facto, uma estreia para muitos dos alunos e docentes que regressaram muito cansados, mas com muitas e inesquecíveis recordações deste intenso programa de imersão linguística e cultural, num ambiente de salutar convívio e animação, que tornaram os pequenos contratempos típicos de qualquer viagem, pormenores a relembrar para sempre numa experiência única, memorável e electrizante.
Professora Odete Duarte

"A zebra Camila"

Os alunos do 1º A, da EB1 de Alcains, participaram na 2ª edição do concurso "Conta-me uma história", promovido pela DGIDC. Contámos com a preciosa colaboração do Professor Gil do Estudio de Gravação i-Som, em Alcains, a quem, desde já, agradecemos a paciência e a amabilidade que teve em nos receber. Fica aqui a imagem e o ficheiro em mp3, para ouvirem a nossa história. Esperamos que gostem.

Gigabyte Seguro: Navega em Segurança à tua maneira!

No âmbito do concurso nacional "Gigabyte Seguro: Navega em Segurança à tua maneira!" as equipas de trabalho "CPU" do 10º C e "Weber's" do 9º C, realizaram na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, supervisionados pela professora Alzira da Cruz Barata, trabalhos em vídeo alertando para os perigos e cuidados a ter na utilização da Internet em segurança. Partilhamos o nosso trabalho esperando contribuir assim para uma melhor informação sobre o assunto.

Professora Alzira Barata



Workshop de pintura com o pé

Na passada quinta-feira, dia 10 de Março de 2011, de tarde, as turmas envolvidas no Projecto Escola Alerta (e também professores e alunos de outras turmas) puderam assistir a algo de verdadeiramente extraordinário: à pintura de um quadro a óleo inteiramente com o pé!

Desde a preparação das tintas, ao esboço na tela e à pintura com os pincéis, tudo foi realizado pela artista, a D. Maria de Lurdes, apenas com os seus pés, uma vez que, infelizmente, nasceu sem braços. É uma senhora extremamente simpática, serena e de espírito bastante positivo. Pertence à Associação SADM (Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais, Lda, de Caldas da Rainha).

Foi uma actividade que sensibilizou as crianças e os jovens presentes e que lhes fez ver que nunca se deve desistir frente às dificuldades e que com esforço e força de vontade tudo se consegue!
Professoras Celisa, Alice e Ana Maria

terça-feira, 15 de março de 2011

Lanche das Janeiras

Na passada sexta-feira, dia 11 de Março de 2011, pelas 15 horas, realizou-se na EB1 de Alcains (Edifício II) o prometido lanche das Janeiras, com a participação das quatro turmas (4º ano e 1º B). Os géneros foram adquiridos com o dinheiro recolhido pelas crianças no dia 6 de Janeiro, ou seja, no Dia de Reis.

Foi um agradável momento de convívio  e alegria. Um bem-haja a todas as pessoas (e estabelecimentos comerciais) que ofereceram alguma coisa! Desejamos  uma vez mais um Bom Ano a todos.

Profª Ana Maria Duarte

XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM): 2ª Eliminatória

A nossa escola foi uma vez mais escolhida, pela Sociedade Portuguesa de Matemática, como escola anfitriã de um grupo de escolas, estando aqui presente os alunos vencedores nas respectivas escolas e em cada categoria. Da nossa escola realizaram prova os alunos João Silva (7º Ano, Categoria Júnior), Miguel Godinho (9º Ano, Categoria A) e Luís Duarte (10º Ano, Categoria B). 

À semelhança do ano anterior, o aluno Luís Duarte do 10ºA (à esquerda, na foto) foi apurado para a Final Nacional que irá decorrer de 7 a 10 de Abril na Escola Secundária de Carlos Amarante, em Braga.