terça-feira, 31 de maio de 2011

Intercâmbio Escolar – Escola Mundo

Agrupamento de Escolas J. Sanches - CEIP Mª Ángeles de Ballesteros – Vegaviana

No passado dia 24 de Maio de 2011, 20 alunos do 2º Ciclo da nossa escola deslocaram-se a Vegaviana – Espanha num intercâmbio escolar, no âmbito do projecto Escola Mundo. Assim, partimos em direcção ao CEIP María Ángeles de Ballesteros  en Vegaviana, onde fomos recebidos calorosamente. Depois de uma apresentação muito simpática da sua escola, os alunos do CEIP brindaram-nos com actuações musicais, jogos, canções e danças. Desde o Infantário ao 6º ano de escolaridade, todo o estabelecimento escolar e professores nos receberam da melhor maneira possível.
O almoço foi-nos oferecido numa escola pública de Moraleja – Escola Pública Cervantes de onde partimos para uma visita guiada a Coria, em que visitámos a Cadeia Museu, a catedral de Coria, vimos o castelo e as quatro portas da muralha que rodeia a parte medieval da cidade.
Depois de um dia bem preenchido, chegou a hora de regressar. Fizemos as despedidas acompanhadas de um sabor a pouco! Agora resta-nos preparar uma recepção tão agradável como aquela no próximo dia 7 de Junho, data à qual nós receberemos o CEIP, na nossa escola!
Professores Luísa Gama e César Louro

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Semana da Boa Vizinhança

[Clicar sobre a imagem para ver o slideshow]

Embora antecipadamente, o Jardim de Infância de Alcains e o Infantário da Segurança Social aderiram à comemoração do Dia Mundial dos Vizinhos, realizando diversas actividades em conjunto nos dias 12 e 13 de Maio.
Durante estes dois dias as crianças das duas instituições tiveram oportunidade de se conhecerem melhor, partilhando espaços e experiências,  convivendo em harmonia.
Os adultos promoveram a actividade, trocando ideias, idealizando colectivamente,  para que as crianças aprendam a exercitar a sua cidadania através das relações que vão estabelecendo com os outros, começando pelos  Vizinhos.

Avental de histórias

Na tarde do dia 27 de maio a turma do 2ºA recebeu uma visita surpresa. A professora Helena, da editora Gailivro, veio à nossa sala apresentar uma história diferente. Era a história da Carochinha e da sua amiga borboleta Julieta que também procurava um namorado. E a Julieta ficou com o pirilampo Pampo. Era o melhor pretendente. Esta história foi apresentada num avental muito colorido e cheio de personagens. Foi uma tarde muito animada.

Prof. Artur Jorge Marcos

Ementa de 30 Maio a 3 Junho

EB 2º, 3º Ciclo e Secundário:

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Escola Alerta e a Associação Amato Lusitano de Castelo Branco

Dia 24 de Maio, de manhã, os alunos da turma 4º B receberam a visita de dois elementos (o João e a Susana) da Associação Amato Lusitano de Castelo Branco, que lhes vieram falar (de uma forma adequada à idade) sobre comportamentos.


As crianças conheceram o  Asserti, o Passi e o Agri, três personagens que representam diferentes formas de agir. O Agri (por ser assertivo) faz sempre a sua vontade, mas importa-se com os sentimentos dos outros, negoceia, é educado, respeitador...; o Passi (por ser passivo) faz quase sempre o que os outros querem, tem medo de expor as suas ideias, de perder os amigos; já o Agri é o contrário do Assserti, pois faz sempre a sua vontade,  sem se importar com os sentimentos dos outros, não agradece, não pede por favor, não negoceia...
Todos os alunos receberam a medalha asserti (o melhor dos três) e se comprometeram a tentar ser como ele. Como prémio receberam um delicioso chocolate! Por fim desenharam o seu Asserti.

A mesma actividade (embora apresentada noutros moldes, devido ao nível etário ser diferente) decorreu também na EBII para as duas outras turmas do Projecto. Foi uma actividade que correu muito bem e que  temos a certeza foi muito importante para os alunos que puderam usufruir dela.

Profª Ana Maria Duarte

A BECRE preparou um guia sobre o novo acordo ortográfico


Um olhar sobre Belmonte

No dia 24 de maio de 2011, as turmas dos 2º e 3º anos da EB1 de Alcains, juntamente com professores e auxiliares, realizaram uma visita de estudo à vila de Belmonte. Nesta visita ficamos a conhecer 3 museus: À Descoberta do Novo Mundo, Ecomuseu do Zêzere e Museu do Azeite. Ainda visitamos a Torre Centum Cellas e o castelo. Em Belmonte percorremos as ruas num comboio turístico. Neste dia crescemos imenso.

Os professores: Artur Marcos/Manuel Carlos/Emília Ribeiro/Conceição Alves/Gabriela Fatela/Piedade Esteves

Palestra: "Uma vida sem vícios"

No passado dia, 17 de Maio de 2011, o grupo 6 do 12ºA realizou uma palestra, denominada “Uma Vida sem Vícios”, no âmbito do projecto “Passado, Presente, Futuro: Uma Vida sem Vícios” que está a ser trabalhado na disciplina de Área de Projecto. 

A palestra contou com a presença do Cabo Santos e de um ex-toxicodependente, cujo nome não vai ser revelado por questões de ética pessoal. O Cabo Santos falou das drogas, das suas consequências na saúde e das suas consequências a nível jurídico e social. O ex-toxicodependente deu o seu testemunho. Falou de como entrou no mundo das drogas, do seu percurso ao longo dos anos e de como conseguiu sair. 

A palestra decorreu normalmente. O grupo espera que as pessoas tenham gostado e tenham compreendido a mensagem que a palestra tentou transmitir, que era viver uma vida saudável e ficar longe das drogas. O grupo fez um blogue para divulgar o projecto, caso estejam interessados podem visitá-lo em diznosdependncias.blogspot.com.

Grupo 6, 12ºA

Um olhar sobre os museus de Belmonte



As turmas do 1º ano da Escola E.B. 1 de Alcains, no dia 17 de Maio, foram em visita de estudo a Belmonte. Visitaram o Museu do Azeite, o Ecomuseu do Zêzere e o Museu dos Descobrimentos – À  Descoberta do Novo Mundo. Após o almoço visitaram, de comboio, a vila de Belmonte, o seu castelo e a Torre Centum Cellas. “Gostámos muito desta visita, porque vimos coisas novas e aprendemos muito ...”

Os alunos e as professoras de 1º ano da EB1 de Alcains.


sábado, 21 de maio de 2011

Mini laboratório

No passado dia 11 de Maio, os alunos do 1ºB e 2ºA montaram um mini laboratório na sala de aula. No desenvolvimento da Área de Projecto do 1ºB intitulado" A água na nossa vida", todos os alunos tiveram oportunidade de observar, experimentar e jogar utilizando a água e outros diversos materiais. Foi uma manhã muito divertida e enriquecedora para miúdos e graúdos!


Os alunos  do 1ºB e 2ºA
Professores Artur Marcos  e Gina Santos

Comemoração do Dia Internacional dos Museus

No dia 20 de maio, fomos ao Museu do Canteiro, em comemoração do Dia Internacional dos Museus. Esta atividade tinha como mote, Museu e Memória - Os objetos contam a vossa história.
Aprendemos que em Alcains havia muito granito e que os homens que trabalhavam a rocha se chamavam canteiros. Para o seu trabalho utilizavam muitos instrumentos, alguns feitos de ferro. O trabalho era muito duro porque trabalhavam de sol a sol e faziam muita força… Começavam a trabalhar com 9 anos de idade!

Gostamos muito da visita e da atividade que fizemos no fim, para saber quem aprendeu, mas ficamos com pena das crianças que vimos nas imagens e que iam a trabalhar muito novas.

Os alunos do 1ºA e C

Aveiro – Diz3 2011

A turma do 4º A da E.B.1 de Alcains deslocou-se à Universidade de Aveiro, dia 9 de Maio, para participar nas “Competições Nacionais de Ciência” – Diz3 2011, antigo “Pmate”. 

Pela primeira vez participaram equipas do 4º ano e uma do 3º ano, num total de nove equipas. Por esse motivo, a escola obteve a classificação  42º  num total de 96 escolas com os dois anos de escolaridade. 

A competição, este ano, era constituída por sessenta questões para o tempo de 20 minutos, divididas pelas três áreas. Cada área era constituída por cinco níveis e a cada nível correspondiam quatro questões. Foi uma experiência inovadora para todos, esta nova modalidade de competição. 

Seguiu-se o nosso almoço junto à “praia da Barra”. Os alunos puderam ainda visitar o farol de Aveiro, o mais alto de Portugal com 62 metros de altitude. Todos os alunos, que foram acompanhados pelo professor da turma Adelino Amaro e o professor coordenador de estabelecimento António Diogo, ficaram a conhecer   o funcionamento de um farol, a sua evolução através do tempo e a sua grande utilidade para a navegação marítima. Os alunos, subiram cerca de 300 degraus em forma de caracol, para chegar à parte mais alta do farol. Do alto puderam observar a cidade de Aveiro e toda a beleza que ela apresenta.
Prof. Adelino Amaro

Ementa de 23 a 27 Maio

2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário:

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Já temos vencedores no concurso de Flauta 2011

Este ano o júri foi constituído pelas professoras Armanda, Mónia e Gorete (Educação Musical e Formação Musical).  

A todos os que se prepararam para competir neste concurso, tenham ou não chegado à final, os meus parabéns. É com esforço e dedicação que se conseguem as coisas boas da vida! 

Aos seis vencedores um beijinho especial pela adrenalina sentida na hora da finalíssima, na presença dos três membros do júri. Temos consciência que os nervos são sempre muito complicados de gerir, mas serve também para imaginarem um pouco como se sentem os profissionais quando sobem a um palco, não é verdade? :D

Professora Armanda Patrício

Comemorando o dia internacional dos museus

Os alunos do 3º Ano turmas A e B acompanhados das respectivas professoras visitaram, hoje, o Museu do Canteiro no âmbito do "Dia Internacional dos Museus" sob o lema "Museus e Memória", que se comemorou ontem, dia 18 de Maio. 

As professoras Emília Ribeiro e Conceição Alves

Novas obras na BECRE

As obras adquiridas no âmbito do projecto de financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian continuam a dar entrada na colecção da Biblioteca Escolar. Desta vez, chegaram os filmes Revolta na Bounty e La métamorphose du crabe (este último um documentário sobre a escrita de Daniel Pennac) e os livros A conjura de José Eduardo Agualusa e Comme un roman e Chagrin d'école, ambos de Daniel Pennac.

Boas leituras...
Prof. Rui Mateus

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reuniões para esclarecimento acerca da oferta educativa 2011/2012

Informa-se a comunidade educativa que a direcção do Agrupamento José Sanches de Alcains irá desenvolver reuniões de esclarecimento acerca da oferta educativa para o próximo ano lectivo (2011/2012), para encarregados de educação de alunos dos seguintes anos de escolaridade:

  • Pré-escolar (alunos que irão frequentar o 1º ano do 1º ciclo) - 25 Maio - 18H00
  • 4º ano (alunos que irão frequentar o 5º ano de escolaridade) - 26 Maio - 18H00
  • 6º ano (alunos que irão frequentar o 7º ano de escolaridade) - 26 Maio - 19H00
  • 9º ano (alunos que irão frequentar o 10º ano de escolaridade) - 25 Maio - 19H00
As reuniões serão realizadas na sala 1.1 do edifício II do Agrupamento. A sua presença é importante para uma tomada de decisão esclarecida relativamente ao futuro do seu educando. Para mais esclarecimentos, consulte os serviços administrativos do Agrupamento.

A direcção

7º seminário da rede ESCXEL

No seguimento das actividas da REDE ESCXEL realiza-se a 20 de Maio o 7º seminário da rede ESCXEL. Este seminário será realizado em Castelo Branco nas instalações da Escola Secundária Nuno Alvares e tem como tema principal Estratégias de organização pedagógica e terá o seguinte programa:

9h - Recepção
9h30 min - Sessão de abertura
10h - Programa de formação contínua de professores do 1º e 2º ciclo em Matemática: Avaliação do seu impacto nas escolas
11h15 min - Organização de turmas de perfil
12h30 min - Almoço
14h30 min- Início dos workshops (separados por cinco temas oinde os participantes se inscrevem por prioridades)
1- Modelos e técnicas de elaboração e organização de turmas
2- Preparação de alunos para exames/provas de aferição
3- Critérios de distribuição de serviço/metodologias
4- Gestão curricular por objectivos
5- Política e procedimentos de avaliação das aprendizagens
16h - Apresentação das conclusões
16h30 min- Encerramento

Para qualquer esclarecimento adicional, podem contactar o professor Sílvio Belo

Prof. Sílvio Belo




Museus e memória


Comemorou-se no dia 18 Maio, o dia internacional dos museus, sob o lema "museus e memória". A turma do 2ºA, acompanhada dos professores Artur e Angelina, realizou uma visita de estudo ao Museu do Canteiro. Como estava a chover, fomos no autocarro da Junta de Freguesia e regressamos a pé. Foi um dia enriquecedor.

Prof. Artur Jorge Marcos

terça-feira, 17 de maio de 2011

Passeio Avós e Netos 2011

Indo avós, indo netos, a caminho de Santa Apolónia!!
Mais uma caminhada, já na sua segunda versão. Foi um dia cheio de exercício, actividades tradicionais e lúdico-desportivas, complementadas por um rico lanche saudável e uma dose de boa disposição, entre todos os que participaram neste evento promovido pelo Plano Educação Saúde, com a ajuda do Grupo de Educação Física e dos alunos da turma do Tecnológico de Desporto do Agrupamento José Sanches. De parabéns estão todos os participantes, principalmente os avós dos alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar que entraram nesta aventura e assim deram o exemplo da importância de fazer exercício físico, comer saudável e fomentar a sociabilização com os outros e com os seus.
Para o ano há mais… mas a caminhada será mais longa! :D
Profª Fernanda Ladeira
Coordenadora do PES

Novas entradas no catálogo da BE

A Biblioteca Escolar recebeu dois documentos que podem ser de interesse particular para algumas disciplinas e grupos de docência:
a) o DVD Como se faz um jornal? editado pelo Público para comemorar os seus 2o anos de existência. Trata-se de um documentário de carácter informativo sobre o processo de construção de um jornal, tendo em conta a sua evolução desde a edição em papel para os actuais formatos digitais;

b) o Anuário Estatístico de Portugal 2009 (o mais actualizado), que contém toda a informação estatística relevante sobre Portugal. Esta edição inclui uma versão dos dados do anuário em CD-Rom.

Boas leituras e consultas.
Prof. Rui Mateus

domingo, 15 de maio de 2011

Concurso de Flauta 2011

*Apenas para os alunos seleccionados para a final
(5ºC: Bruna, Jessy, José Paulo e Marília; 5ºD: Alexandre, Daniel, Filipa e Rodrigo; 6ºB: Catarina Silva e Catarina Gregório; 6ºC: José Leonardo; 6ºD: João Manuel, Laura Valente e Sandy)

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Gravação do DVD Musical: 6ºano






Visita de Estudo a Sintra – “Na Rota dos Palácios”

No dia 7 de Abril os alunos da Escola EB 2/3 e Secundária de Alcains participaram na  visita à vila histórica – Património Mundial – Sintra, também conhecida como a vila dos Palácios. Acompanharam-nos os professores de História -  Mª José Carvalho e José Duarte, o professor de Educação Física -  Carlos Vieira e a professora de Ciências -  Carla Marques, acompanhou-nos também a Psicóloga do Agrupamento - Cidália Ribeiro. 

Saímos às 07H15 e chegámos a Sintra às 10H30. Aqui iniciámos um longo percurso pela verde serra, uma vastidão de árvores e plantas vindas de todo o mundo, rodeavam-nos. Foi cansativa a caminhada, mas linda. Pelo caminho íamos observando a vila lá ao fundo e o pequeno casario, mas eis que, lá bem no cimo, deslumbrámos o magnífico Palácio da Pena. A guia foi a professora de História Mª José Carvalho que, com todo o pormenor, nos explicou a história do Palácio que outrora uma parte foi convento. Ficámos a saber que este monumento tem vários estilos arquitectónicos: o neogótico, o neomanuelino, o neorenascentista, o mudéjar e o romântico.

O requinte do interior maravilhou-nos. O esplendor do exterior deixou-nos perplexos, não só com o magestoso edifício, como com a quinta ao seu redor. Descemos, almoçámos e, de seguida, visitámos o Palácio Nacional. Também aqui, a guia foi a professora de História. O 1º destaque foram as magníficas chaminés mandadas construir por D. Filipa de Lencastre. No interior ficámos maravilhados com a sala das Pegas e a sua história, a sala dos Cisnes, a sala dos Brasões e a magnífica cozinha. 

Foi uma visita gloriosa. Sintra é, sem dúvida, uma vila de encantos, de palacetes, de jardins, de quintas, no fundo “um jardim à beira mar plantado”. Gostámos muito. São estas visitas que nos proporcionam o “conhecer o nosso País, a nossa História e a nossa Cultura. 




Filipa Gamanho Carvalho

Acção de Sensibilização sobre Voz

Minha voz, Minha Vida
Celebrou-se no passado dia 16 de Abril o Dia Mundial da Voz. Contextualizado com o mesmo foi realizada no nosso Agrupamento, no dia 27 de Abril, uma Acção de Sensibilização sobre Voz que teve como destinatários os Professores. Dependendo directamente do uso da voz no exercício da sua profissão, os Professores representam a categoria dos profissionais de voz falada com maior incidência de problemas vocais. Tendo em conta esta realidade, os principais objectivos foram de encontro aos seguintes aspectos: Dar a conhecer os factores que podem interferir na saúde vocal, analisar os principais problemas de voz que podem surgir; dar a conhecer os principais cuidados a ter com a voz (higiéne vocal). 
De uma forma geral, os objectivos foram cumpridos e os Professores participantes mostraram-se satisfeitos com o resultado final desta Acção de Sensibilização. Sugeriu-se, no final, a realização de uma acção com enfoque em exercícios práticos (por exemplo, aquecimento vocal, colocação e projecção da voz, entre outros). Aceitam-se sugestões…Cuidemos da nossa Voz!!

A Terapeuta da Fala
Joana Pinheiro 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prémios no Tag Rugby

Decorreu no dia 27 de Abril de 2011, na EB do 2º, 3º Ciclos do Teixoso, a fase distrital de Tag Rugby. Este encontro contou com a participação de quatro equipas mistas da nossa escola.

De realçar a excelente participação dos nossos alunos, uma vez que obtivemos o 1.º lugar no escalão de Iniciados e Juvenis, 2º lugar para o escalão de infantis A e terceiro no escalão de infantis B. Agora segue-se o encontro Regional que terá lugar dia 21 de Maio de 2011 no Entroncamento. Aqui ficam algumas fotos.







Professora Manuela Beirão

Diário de bordo ETE – Sobreda 2011

06/05/2011

Que nos perdoem os leitores mais fiéis deste “folhetim” mas, por razões de ordem técnica não nos foi possível enviar atempadamente o relatório do dia 6, 3º dia do ETE.

Hoje é o último dia de trabalho: dia de conclusões e de apresentações das performances resultantes das linhas e técnicas de teatro apreendidas durante o encontro que, congregados com astuciosos jogos de luzes e som resultaram em espectáculos, a roçar o patamar do profissionalismo!!! A incansável e generosa comissão organizadora do evento ainda nos brindou à noite , com a peça “falar verdade a mentir” interpretada pela Companhia Nacional de Almada no majestoso Teatro Municipal de Almada.

De regresso à Casa Municipal da Juventude, onde estivemos agradavelmente instaladas esperava-nos uma noite de convívio na qual a professora “ Migó” brilhou com as suas aulas de “Kuduru” !...

Bem, amanhã (sábado) é dia de regresso a casa desta “viagem” inesquecível. Volta a saga dos transportes públicos e das rocambolescas perícias em trolleys. Contudo, desta vez transportaremos as nossas bagagens com muito cuidado e carinho, pois dentro delas vêm valores muito preciosos!

Damos por findo este diário de bordo que de uma forma despretensiosa e “fresca” quisemos partilhar com a nossa escola. Enviaremos reportagem fotográfica logo que nos seja possível reunir e seleccionar as fotos, até lá….

Saudações teatrais
As professoras Fátima e Gorete

Semana da Acção Global Pela Educação

No âmbito da Semana da Acção Global Pela Educação realizou-se uma “aula especial”, dia 5 de Maio, na Biblioteca da Escola sede do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains, dinamizada pelo Grupo de Educação Especial.

O desafio de trabalhar o tema “Educação de Raparigas e Mulheres” foi desenvolvido pelos professores Olinda Martins, Carmo Machado e Ricardo Farinha junto dos alunos do 9º ano (EMRC) e do 12º C e culminou com a apresentação pública do trabalho realizado a que assistiram colegas de outras turmas, professores e outros elementos da comunidade escolar.

Estiveram presentes, como convidadas, três Mulheres de gerações diferentes, Drª Cristina Granada, Professora Maria do Rosário Jorge e nossa Directora Drª Rosa Caetano, que partilharam connosco as suas experiências e testemunhos enquanto Mulheres intervenientes activas na nossa sociedade a nível local e nacional, enriquecendo desta forma o debate e a reflexão. Todas realçaram a relevância que a educação teve nas suas vidas a nível pessoal e profissional, bem como a importância do respeito pelo outro e pela diferença, independentemente do género, na promoção do papel da mulher na sociedade.

Enquanto cidadãos activos e cidadãos globais atentos a estas realidades, juntamo-nos aos milhares de pessoas em todo o mundo, que como nós estão envolvidas no sentido de exercer pressão na implementação das medidas necessárias para se alcançarem as Metas da Educação para Todos e Todas e os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, deixando algumas recomendações:

• Considerar o investimento e a aposta na Escola Pública como um factor de desenvolvimento da sociedade.
• Enquanto cidadãos globais continuarmos a dar voz às mulheres excluídas do direito à educação.
• Fazer cumprir a lei na igualdade de oportunidades de género do acesso à educação.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Semana do Agrupamento 2011



Semana do Agrupamento (7 a 9 de Junho)


A  semana do Agrupamento irá decorrer este ano entre 7 a 9 de Junho, sendo que a  sessão de abertura decorrerá na segunda-feira, 6  de Junho, pelas 18:00.
Com o tema “Sentir e agir no nosso ambiente”, apresentamos hoje o blog da semana do Agrupamento  http://semanaagrupalcains.blogspot.com/
e disponibilizamos também o e-mail para que nos possam contactar. semanaagrupalcains@gmail.com
 

A Comissão Responsável

sexta-feira, 6 de maio de 2011

2º Dia - Diário de Bordo (Teatro)

Às 7 da manhã toca a alvorada e o burburinho que se prolongou pela noite fora intensifica-se agora! Hoje começaram os "ateliers". As meninas estão emocionadas e beberam todos os ensinamentos da Mestre Sofia Portugal... Não é todos os dias que se priva com uma Actriz de renome! O Mestre Clovis Levi com alguns conceitos de técnicas teatrais como "black out"/ fusão, desarrumou a cabeça das professsoras. Neste processo construtivo e formativo é também na troca e na partilha que se sedimentam saberes.

Beijocas das professoras e meninas (Nádia e Valéria - 9ºB)
Sobreda

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Campanha "Rostos de Esperança" (em parceria com a GNR)

Os responsáveis da Guarda Nacional Republicana em Alcains solicitaram a todos os elementos deste agrupamento o envolvimento numa acção solidária intitulada “Rostos de esperança”. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e tem como objectivo a recolha e envio de livros para Timor Leste.

O agrupamento acolheu com entusiasmo esta proposta e vem solicitar a contribuição de todos, para que o espírito solidário desta campanha possa ter frutos visíveis numa comunidade distante que diz tanto a Portugal e aos portugueses.

A campanha englobará várias instituições e desenrolar-se-á em diferentes datas. Atendendo ao calendário do ano lectivo, a recolha decorrerá, neste agrupamento, entre os dias 2 e 31 de Maio. Os livros deverão ser entregues nas bibliotecas do agrupamento, onde existirão caixas destinadas à recolha.

A organização antecipa desde já o seu agradecimento a todos os que quiserem colaborar com o seu gesto solidário nesta iniciativa.

XXXII E.T. E. – Sobreda: Diário de Bordo

1º Dia no ETE
A manhã foi preenchida com um entra e sai de transportes públicos, com um arrastar das nossas bagagens, ficando desde já decidido que a nossa actriz Valéria deverá ter umas aulas de condução de “Troleys”. Finalmente chegados a Sobreda, onde a pouco e pouco fomos entrando no espírito e na dinâmica do encontro. De todo o lado saiam gargalhadas joviais, vestidas com uma t-shirt vermelha que dizia “XXXII Encontro Teatro Escolar”. A Tarde e Noite foi um desfile de espectáculo e debates que nos abriram alguns horizontes e sedimentaram a nossa vontade de continuar.
Até amanhã!

1ºA tem novo blogue

Os alunos do 1º A, da EB1 de Alcains, têm um novo espaço de divulgação e comunicação.
Podem consultá-lo em
http://piratinhasdo1a.blogspot.com/

Profª Margarida Santos
 

500 anos sobre o nascimento de Amato Lusitano: Concurso

No ano em que se assinala a passagem de 500 anos sobre o nascimento de Amato Lusitano, uma das figuras de referência das ciências médicas na fase em que elas se começaram a desenvolver em Portugal com pressupostos efectivamente científicos, a autarquia de Castelo Branco vem lançar um concurso literário e de artes plásticas aberto a todas as escolas do concelho.

O concurso dirige-se a crianças e alunos de todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, que deverão apresentar os seus trabalhos até ao dia 14 de Outubro de 2011. Os trabalhos incidirão sobre a vida e/ou a obra de Amato Lusitano, podendo assumir a forma de texto ou de obra plástica (desenho, gravura, fotografia, etc.).

Fica o desafio aos alunos e professores, tanto mais que os trabalhos, para além dos prémios a que se habilitam, serão integrados numa exposição a realizar em Castelo Branco durante o mês de Novembro.

O regulamento completo do concurso poderá ser solicitado na Biblioteca Escolar. Há cartazes afixados na escola a divulgar esta informação, que também está disponível na plataforma Moodle e na página do agrupamento.


Prof. Rui Mateus

Novas aquisições para a Biblioteca

Dando continuidade à política de aquisições no âmbito do financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, a BE já tem à disposição dos seus utilizadores as seguintes obras (em grande parte requeridas pelos próprios departamentos curriculares): O erro de Descartes de António Damásio; O quase fim do mundo de Pepetela; Alma de Manuel Alegre; D'este viver aqui neste papel descripto de António Lobo Antunes; Novas cartas portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa; No silêncio de Deus de Patrícia Reis; Gritos contra a indiferença de Fernando Nobre; O estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde de Robert Louis Stevenson; Marina de Carlos Ruiz Zafón; Provas manipuladas, Morte no Teatro La Fenice, Acqua Alta e Pedras ensanguentadas de Donna Leon; A festa do chibo e Conversa n'A Catedral de Mario Vargas Llosa; Mágoas da escola de Daniel Pennac; os filmes Capitalismo: uma história de amor, Sicko e Bowling for Columbine de Michael Moore; e, para os fãs incondicionais,... 46 volumes da colecção das aventuras de Geronimo Stilton.

Não há por que não ler...

Prof. Rui Mateus

Os Sentimentos

No dia 3 de maio de 2011, os 2ºA teve direito a uma sessão acerca dos sentimentos, afectos e emoções. A psicóloga Cidália Ribeiro, na qualidade de Encarregado de Educação desenvolveu uma sessão interessante, esclarecedora, reveladora e enriquecedora. Jogos, chuva de ideias, diálogo, desenhos, elogios e um powerpoint...uma maravilha!!! As professoras Angelina Marques e Gabriela Fatela também colaboraram nesta sessão que foi uma autentica caça ao tesouro mais precioso: NÓS :)





Prof. Artur Jorge Marcos