terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Elaboração de velas





Hoje é dia Mundial do Mágico

Comemora-se hoje, 31 de janeiro, o dia mundial dos mágicos, em homenagem ao santo João Bosco (canonizado em 1934, pelo papa Pio XI).

Quando jovem, o rapaz ajudava nas finanças da família conseguindo uma pequena renda através da apresentação de malabarismos, mágias e acrobacias.


E tu? Também sabes fazer alguns truques de magia?
(informação encontrada aqui)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Comemora-se hoje o dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro de 2012.

7 fevereiro: Dia da Internet Segura

O Sr. Director Regional do Centro do Instituto Português da Juventude (IPJ), Dr. Miguel Nascimento, informa que dia 7 de Fevereiro de 2012 se comemora o Dia da Internet Segura, que será subordinado ao tema Aproximando gerações.

Neste sentido, a Direcção Regional do Centro do IPJ – Loja PONTO JA de Castelo Branco, à semelhança do que acontecerá um pouco por todo o país, promoverá, no dia mencionado, sessões tecnológicas nos seguintes termos:

Entidade promotora: InstitutoPortuguês do Desporto e da Juventude (IPDJ).
Local: LojasPonto JA das 10h às 17h
Dia: Terça-feira,dia 7 de Fevereiro
Duração de cada sessão: 45/50 minutos


Poderão obter mais informações no Portal da Juventude:
http://juventude.gov.pt/Eventos/Tecnologia/Paginas/DiaEuropeudaInternetSegura2012.aspx.

1º Jogo Desporto Escolar de Futsal masculino no escalão de Juvenis

No passado dia 13 de janeiro, a equipa de Futsal de Juvenis Masculinos, deslocou-se ao pavilhão municipal de Castelo Branco para realizar o 1º jogo do Desporto Escolar da segunda série deste escalão. A equipa do Agrupamento José Sanches de Alcains disputou o jogo com a Escola secundária Amato Lusitano, tendo conseguido uma vitória sobre a mesma, pelos parciais de 5-3.
.
Participaram neste encontro os seguintes alunos: João Domingos, João Matos, João Lemos, Marco Pereira, Roberto Santos, João Beirão, Félix Gregório, Rafael campos, Miguel Godinho e Guilhaume Barata.

Parabéns a todos pelo empenho, dedicação e  espírito de equipa demonstrado. Para finalizar, uma palavra de agradecimento aos dois alunos da turma do curso tecnológico de desporto que participaram, como árbitro (Samuel Serra) e na mesa (Andreia Farias).

O grupo de Educação Física

Alunos do 1º ano criam blogue conjunto

As 3 turmas do 1º ano da EB1 de Alcains têm já online o seu blogue conjunto. Chama-se "Turminhas do ABC" e pode ser visitado no seguinte endereço:

Pretende ser mais um elo de ligação entre a escola e a família/comunidade. Nele serão apresentados trabalhos dos alunos, atividades realizadas, projetos desenvolvidos... Ficam todos convidados a visitá-lo, a deixar comentários, sugestões...

Os docentes: Ana Duarte, Adelino Amaro e António Trigueiros

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Na rota dos Mosteiros: Alcobaça e Batalha

No dia seis de Janeiro de 2012, alunos do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains, as quatro turmas de sétimo ano e as quatro turmas de oitavo ano, juntamente com os professores Mª José Carvalho, Mª Olinda Martins, Manuela Beirão, Fernanda Moreto, Regina Ladeira e Lucinda Minhós realizaram uma visita de estudo a Alcobaça e à Batalha. Durante a manhã visitámos o Mosteiro de Alcobaça, igreja, claustro, cozinha, dormitório, refeitório e sala dos reis. Fomos guiados pela professora Mª José Carvalho e, fomos contagiados pelos pormenores e pela beleza e simplicidade do edifício.

Almoçámos em Alcobaça e, de tarde visitámos o Mosteiro da Batalha. Um monumento excecional. Sem dúvida, um grande exemplar do gótico português e também uma memória à glória nacional. Visitámos a igreja, a Capela do fundador, os claustros (D. João I  e D. Afonso V), a  sala do capítulo, o refeitório, a cozinha e  o dormitório. A guia foi mais uma vez a professora de História, que com todo o rigor, nos explicou toda a história do edifício e, seus  traços arquitetónicos. Foi uma visita adorável, todos nos divertimos e, ao mesmo tempo, aprendemos imenso sobre a história do nosso País.



Filipa Carvalho – 7º C

Visita de Estudo ao Museu da Presidênci​a da República e Assembleia da República


Algumas opiniões:

Marília Farias, nº 7 – 6ºC
No passado dia 12 de janeiro, várias turmas da escola participaram numa visita de estudo ao Museu da Presidência da República e à Assembleia da República. O que eu mais gostei de visitar foi o museu devido às lindas joias que se encontravam expostas e outras coisas, tais como os quadros dos antigos Presidentes da República e a bandeira de Portugal. Aprendemos bastante sobre os símbolos nacionais, as visitas de estado, as ordens honoríficas e como era antes Portugal. Quanto à visita à Assembleia da República não apreciei muito porque não estavam presentes alguns dos deputados mais conhecidos e, na minha opinião, estivemos lá pouco tempo, mas também importa referir que aprendemos que as intervenções dos grupos parlamentares respeitam regras.

Rodrigo Moreno, nº13 – 6ºC
No dia 12 de janeiro de 2012 fui a uma visita de estudo a Lisboa. Gostei muito de ver a sala das Sessões da Assembleia da República, para além de ter tido a oportunidade de ouvir as intervenções de certos deputados sobre os problemas de Portugal. Mas também adorei a visita guiada ao Museu da Presidência da República porque permitiu-me aprender mais sobre os nossos símbolos nacionais e ver todos os retratos dos Presidentes da República. Também apreciei umas esculturas que estavam expostas no museu. Mas não tenho dúvidas… quando for maior, quero ser deputado do Partido Socialista.

Bruna Riscado, nº2 – 6ºC
O que mais me marcou foi a visita ao Museu da Presidência da República em Lisboa. O museu é muito grande e, à entrada está o busto de uma mulher que representa a República Portuguesa. Também me marcou a bandeira de Portugal, um símbolo nacional. Vi igualmente joias, espadas e outras coisas mais que foram presentes de estado. Numa grande parede estavam também todos os retratos dos Presidentes da República. O Sr. Luís, o nosso guia, explicou-nos quem eram e os autores desses mesmos retratos. E foi assim que passamos a apreciar coisas que nunca tínhamos visto antes… É um belo sítio para visitar. Vale a pena! Não se vão arrepender…

9º seminário da Rede ESCXEL

De acordo com o previsto no plano anual de atividades da REDE ESCXEL irá realizar-se o 9º seminário da Rede ESCXEL. Este seminário realizar-se-á nos dias 2 e 3 de fevereiro e terá como tema global "Estratégias de promoção do sucesso escolar". 

Para o dia 2 está prevista uma reunião de trabalho orientada pelo Professor Doutor David Justino sobre os temas
  • Aspectos organizacionais da rede de escolas ESCXEL.
  • Relatórios de 2011
Durante a manhã do dia 3 haverá conferência sobre os temas Turma Mais, projeto EPIS e projeto Fénix. À tarde, haverá uma sessão plenária sobre Estratégias Municipais de Promoção Educativo.

O programa completo poderá ser consultado no link:

http://eventos.escxel.org/siteman.aspx?id=43

As inscrições poderão ser efectuadas através do link:

http://eventos.escxel.org/InscricoesLole2012.aspx

ou por contato com o mediador da Rede ESCXEL do Agrupamento de Escolas José Sanches - Sílvio Belo.

A Polícia de Segurança Pública na sala de aula

No dia 20 de janeiro o pai da Carolina, da nossa sala, que é agente da PSP,  veio à nossa escola para nos falar da Instituição da Polícia, que andamos a estudar e apresentar algumas regras de segurança que devemos ter. Falámos sobre a importância do cinto de segurança enquanto viajamos de carro, da importância de cumprir as regras de trânsito, pois é preciso ter muita atenção à sinalização das estradas. Falou-nos, também da importância de sair sempre pela porta do lado do passeio e nunca pelo lado da estrada, que é muito perigoso!
O senhor agente Bruno avisou-nos para termos muito cuidado com as pessoas desconhecidas, para não aceitarmos coisas que nos queiram oferecer (brinquedos, guloseimas…), nem aceitarmos boleias. Fomos alertados também para não atendermos o telefone nem abrir a porta quando estamos sozinhos em casa. E, para o caso de nos perdermos num Centro Comercial, é importante saber que, embora lá não haja polícias, podemos sempre contar com a ajuda dos seguranças ou das pessoas que trabalham nas lojas, que nos podem ajudar a encontrar os nossos pais.




Nós gostámos muito de ter na nossa sala a visita do pai da Carolina, que é PSP e gostámos muito de o ouvir e fazer perguntas. Obrigado e até à próxima visita!

Os alunos do 2º A

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vamos todos colaborar?

O Projeto Escola Alerta solicita a vossa colaboração no sentido de angariar o maior número possível de manuais escolares/livros de leitura, a serem entregues no próximo ano letivo a alunos carenciados. Os livros serão entregues na BE ao prof Rui Mateus. No dia 20 de Março (dia do Projeto Escola Alerta), durante a manhã, troca um livro por uma fatia de bolo/salgadinho e chá.

A Coordenadora
Maria Alice Lourenço

1ª concentração de futsal - Desporto Escolar

No passado dia 18 de Janeiro, teve lugar na nossa escola a 1ª concentração de futsal, no escalão de infantis masculinos. A equipa do nosso Agrupamento recebeu as congéneres do Agrupamento de São Vicente da Beira e do Agrupamento Faria de Vasconcelos tendo alcançado, no decorrer dos jogos, uma vitória sobre a equipa de São Vicente e uma derrota com a Faria de Vasconcelos.

Participaram neste encontro os seguintes alunos: Pedro Machado, Filipe Matos, Diogo Barata, Lourenço Lopes, João Laia, André Nunes, Francisco Breia, José Paulo, João Mendes, Alexandre Paiva, Bruno Eusébio, Guilherme Diogo. Para finalizar, uma palavra de agradecimento, à turma do curso tecnológico de desporto que colaborou ativamente na organização da concentração.

O Grupo de Educação Física

A votação foi no passado dia 20 de janeiro

(Para saber mais, clique sobre a imagem)

Ao longo do dia, foi havendo outras atividades bem interessantes...


E o resultado da votação  foi o seguinte:

 

A nossa visita aos Correios

No dia 18 de janeiro, fomos aos Correios, porque estamos a estudar as instituições e os meios de comunicação pessoal. Visitamos as instalações e vimos as voltas que as cartas dão até chegarem ao seu destino... Então o gestor da loja, o senhor João Veríssimo, deu a ideia de enviarmos uma carta para a nossa professora. O senhor Elias, o carteiro, trouxe a carta à nossa sala, quando estávamos a apresentar o trabalho às outras turmas do 2º ano. Como cada turma foi visitar uma instituição diferente, partilhamos os conhecimentos e aprendemos muito mais. Foi uma visita muito importante em que fizemos muitas aprendizagens sobre esta matéria e ficamos mais ricos. Foi espetacular!
Texto coletivo dos alunos do 2º A

O leitor mais fiel

O vencedor do passatempo “O leitor mais fiel” promovido pela Biblioteca Escolar foi o aluno André Flores, do 8.º A. Durante o 1.º período, o André cometeu uma verdadeira proeza, ao ler 18 livros, tendo entregado, de cada um, uma ficha de leitura completa e organizada.

O passatempo continua em vigor. Vamos ver agora quem se revela o leitor mais fiel da BE no 2.º período. Ficam todos convidados a vir requisitar livros à biblioteca, a dar-nos conta das suas leituras e a recomendar livros aos colegas. Desta vez, o André Flores venceu, de longe, os outros leitores. Está lançado o desafio para a próxima contagem.

Para já, parabéns ao André, que já foi felicitado pela equipa da BE e pôde escolher, como prémio, um livro à sua escolha de entre um conjunto de obras destinadas a jovens leitores.

RM

Troca de lâmpadas já na próxima quarta-feira

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Comemorando o dia dos Reis



Professores em formação na área da Educação Sexual

Durante 25 horas, alguns professores do agrupamento (maioritariamente diretores de turma) participam numa ação de formação sobre educação sexual em meio escolar, sob a liderança da psicóloga Cidália Ribeiro. Sendo, hoje em dia, uma temática obrigatória nas escolas, nada como procurar informação atualizada.

Recolha de equipamentos no agrupamento

Relembramos que o nosso agrupamento está a participar no concurso Rock in Rio. Pedimos o vosso empenho na recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE), pilhas e acumuladores (PA).Os mesmos poderão ser entregues ao Sr Santos (funcionário no agrupamento). Esta actividade é muito importante para todos nós, pois o prémio depende da quantidade recolhida. Participe ativamente. Contamos com a sua colaboração.


A Coordenadora
Maria Alice Lourenço


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Professor do agrupamento vence concurso nacional

Em abril do ano anterior, o número cinco da revista Casio News lançou um passatempo nacional, desafiando todos professores de Matemática e de Físico-Química a enviarem um artigo sobre uma atividade para a nova calculadora gráfica Casio fx-CG-20. Como recompensa, o vencedor seria premiado com uma dessas novas calculadoras.

O professor Jorge Barata resolveu aproveitar os resultados experimentais de uma atividade que os seus alunos do 10º A desse ano letivo tinham acabado de realizar nas suas aulas e usando o emulador dessa calculadora que era disponibilizado gratuitamente no site da Casio, escreveu um artigo explicando como poderia utilizar-se a calculadora fx-CG-20 para se fazer o tratamento dos resultados experimentais da atividade APL 1.3 - Capacidade térmica mássica.

Esse artigo foi mais tarde o escolhido como vencedor do concurso e só agora em janeiro aparece publicado no número seis da revista Casio News. No entanto, no artigo agora publicado, o professor Jorge Barata já detetou duas "gralhas" às quais ele é alheio. Será que também as conseguem descobrir?

Em nome da Direção do agrupamento, muitos parabéns ao professor Jorge Barata. É sempre bom ver que o trabalho dos nossos docentes é merecedor de prémios/destaque a nível nacional.

(Quem estiver interessado em ler o artigo completo, por favor clique sobre a imagem)

sábado, 14 de janeiro de 2012

Desporto Escolar

A equipa de futsal do nosso Agrupamento, no escalão de iniciados masculinos, deu início à sua participação no campeonato distrital do Desporto Escolar com uma vitória por 4-3, tendo por adversário a equipa do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva – Castelo Branco. De salientar o grande espírito de entrega, camaradagem e fair-play que os nossos alunos tiveram durante todo o jogo. Participaram neste encontro os seguintes alunos: Tiago Manteigas, Jorge Candeias, João Rafael, Rodrigo Amaro, Rodrigo Silva, Rafael Infante, Nuno Tavares, Diogo Nunes, José Candeias, Tiago Amaral e Ivan Infante.


Para finalizar, uma palavra de agradecimento, à turma do curso tecnológico de desporto que colaborou ativamente na organização do jogo.

O Grupo de Educação Física

As calculadoras nos exames nacionais e provas finais

Recebemos uma mensagem da DGIDC, informando-nos que, de acordo com os programas em vigor nas disciplinas da área da Matemática do ensino básico e secundário e nas disciplinas da área da Física e Química do ensino secundário, está prevista a utilização de calculadoras.

Indicam-se no documento abaixo as características das calculadoras passíveis de serem utilizadas nos exames nacionais do ensino secundário e nas provas finais do ensino básico. 
Documento a consultar AQUI

Uma mensagem muito especial

Olá! 

Somos os alunos do 2.ºA e, como estamos a estudar os meios de comunicação pessoal, decidimos enviar-vos um e-mail. Estivemos a ler o "Nova Picota" na sala de aula, e gostamos  muito de ver as notícias da escola e os nossos trabalhos. Queremos dar os parabéns a toda a equipa do jornal, alunos e professores do agrupamento, porque nos mostraram atividades muito bonitas. 

Beijinhos dos alunos e da professora do 2.ºA
      

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

E a horta pedagógica continua a crescer...

Olá!
Um bom ano para todos. A nossa horta cá vai andado e dando frutos. As nabiças já cresceram 3 cm, as couves estão bem bonitas, os espinafres, a salsa e os coentros também já nasceram. O espanta pardais, coitado! Teve imensas saudades nossas! Até está mais magro. Ele ainda não tem nome. Se tiverem alguma sugestão, façam favor de a partilhar connosco. Por hoje não temos mais informação, em breve daremos mais notícias.







José Francisco 7.º B
Sara Rodrigues 8-ºD
João Escudeiro 11.º PRO_GEI
Rute Quintas 8ºD

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Novas aquisições para a Biblioteca Escolar

A BE recebeu novos materiais para a sua coleção que ficam desde já à disposição dos seus utilizadores. Os títulos que chegaram foram os seguintes:

Para a BE do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância:

Elmer e Alber de David McKee; O rapto do Pai Natal de L. Frank Baum; Os de cima e os de baixo de Paloma Valdivia; Gato preto e passarinhos azuis de Anabela Passos; Pinguim de Polly Dunbar; A surpresa de Handa de Eileen Browne; O ganso do charco de C. J. Church; Safari no parque (livro e jogo); História do sábio fechado na sua biblioteca de Manuel António Pina; A Mariana não quer comer na cantina de Christian Lamblin; Grão de Milho de Olalla González; O zoo do Joaquim de Pablo Bernasconi; Eu sei tudo sobre a escola de Nathalie Delebarre; Um pesadelo no meu armário de Mercer Mayer; Um dia mal-humorado de M. Christina Butler; A família de Pep Bruno; O tamanho da minha altura (entre outras coisas) de Suzana Ramos; O elefante diferente (que espantava toda a gente) de Manuela Castro Neves; O tigre que veio tomar chá de Judith Kerr; Dançar nas nuvens de Vanina Starkoff; Os dois corvos de Aldous Huxley; O meu gato é o mais tolo do mundo de Gilles Bachelet; A aula de tuba de T. C. Bartlett; Era uma vez um dia normal de escola de Colin McNaughton (2 exemplares); Dicionário básico ilustrado da língua portuguesa (atualizado com o AO, 5 exemplares); Dicionário escolar da língua portuguesa (atualizado com o AO, 4 exemplares).

Para a BE do edifício-sede:

Gramática SOS Español!; Prontuário básico da língua portuguesa (atualizado com o AO, 3 exemplares); Prontuário ortográfico da língua portuguesa (atualizado com o AO, 3 exemplares); Dicionário da língua portuguesa (atualizado com o AO, 9 exemplares); Toda a geografia do mundo de Jean-Claude Barreau; Portugal - o sabor da terra de José Mattoso; Claraboia de José Saramago; Geronimo Stilton e o estranho caso do ladrão de notícias; O último segredo de José Rodrigues dos Santos; 7 diferentes números da coleção "Cherub" de Robert Muchamore.

Boas leituras...

Prof. Rui Mateus

Olimpíadas de Matemática

O nosso Agrupamento foi, uma vez mais, selecionado pela Sociedade Portuguesa de Matemática para escola anfitriã da 2ª Eliminatória das Olimpíadas de Matemática deste ano. Assim, realizar-se-á hoje, pelas 15h30, essa eliminatória para a qual estão apurados os alunos Rodrigo Lima, do 7ºA (categoria Júnior), Júlio Sousa, do 8ºB (categoria A) e Luis Pedro Duarte, do 11ºA (categoria B). Vamos ainda receber as delegações da Escola Básica 2,3 Cidade de Castelo Branco e da Escola Básica 2,3 Afonso de Paiva.

Os professores responsáveis,
Paulo Santos e Francisco Simões