segunda-feira, 29 de abril de 2013

Participação do agrupamento nas Olimpíadas Regionais de Física- Coimbra


 
No dia 20 de abril (Sábado), deslocaram-se a Coimbra seis alunos e dois professores do nosso agrupamento, para participarem pela primeira vez nas Olimpíadas Regionais da Física. Chegados ao Departamento de Física, a confusão já estava instalada. Muitos alunos e professores registavam a sua chegada e confirmavam a sua participação.

A nossa equipa do escalão A, constituída pelos alunos do 9º ano, Diogo Ivo, Júlio Sousa e Marcelo Martins, teria a concorrência de 69 equipas de outras escolas da região centro. A equipa do escalão B, onde as provas são individuais, a concorrência também era grande, já que os nossos alunos do 11º ano, João Matos, Luís Anes e Miguel Barroso, iriam competir com mais 127 alunos vindos de cerca de 45 escolas.

Às 9h 45 min tiveram início as provas teóricas e cerca de uma hora e meia mais tarde as provas práticas, que só terminaram por volta das 13 h 15 min.

 Enquanto os alunos faziam as provas, os professores que os acompanharam (Professor Jorge Barata e Professora Anabela Vaz) assistiram, no Laboratório Chimico, à Palestra “Sussurros do espaço-tempo”, proferida pelo Doutor Carlos Herdeiro, Professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

Pelas 13h30 min decorreu o almoço numa das cantinas universitárias e enquanto aguardávamos que as provas fossem corrigidas, visitamos o Museu da Ciência, onde decorria uma exposição interativa sobre os fenómenos da luz e ainda o Gabinete de Física, onde tivemos oportunidade de ver laboratórios e salas de aula do século XIX.

Por volta das 17h15min teve início a cerimónia de entrega de prémios: no escalão A foram atribuídas três medalhas, ouro, prata e bronze, mas nenhuma para a nossa equipa. No escalão B também foram atribuídas as três medalhas e ainda sete menções honrosas, com muita pena nossa, nenhuma para alunos da nossa escola.

Mesmo sem medalhas nem menções, os nossos alunos estão de parabéns por terem participado com tanto empenho e profissionalismo, sacrificando o fim-de-semana. Tiveram contacto com uma realidade diferente e oportunidade de conhecer a Universidade de Coimbra.

Aproveitamos para agradecer à Junta de Freguesia de Escalos de Cima, por nos ter cedido a carrinha de nove lugares para o deslocamento a Coimbra e à Direcção do agrupamento pela ajuda monetária concedida.
 
 





Grupo 510- Física e Química
Prof. Jorge Barata e profª. Anabela Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário