terça-feira, 23 de abril de 2013

Visita de estudo a Santiago de Compostela


A turma do 10ºA e o Curso Profissional de Turismo (2º ano) realizaram nos dias 7, 8 e 9 de março de 2013, uma visita de estudo a Santiago de Compostela no âmbito das disciplinas de História e Educação Moral e Religiosa Católica, sendo os alunos acompanhados pelos respetivos professores e pela psicóloga da escola. 

Na manhã do dia 7, pelas 08 horas, saímos de Alcains de autocarro, de malas às “costas” seguimos viagem. Por volta das 14 horas da tarde desse dia decidimos parar em Vila Nova de Cerveira, localizada no distrito de Viana do Castelo, na região Norte. Visitámos alguns locais e ainda almoçámos, acabando por tirar algumas fotos enquanto chovia torrencialmente. 

Continuámos viagem, até chegarmos por fim a Santiago, mais precisamente ao Monte do Gozo. A noite foi passada em convívio tanto no refeitório como no pavilhão intitulado de “pavilhão 14” ou “mini-discoteca”. 

No dia seguinte, 8 de março, fizemos uma caminhada desde o Monte do Gozo até à Catedral de Santiago, seguindo o caminho original, com o auxílio da marca do percurso dos peregrinos, a concha. Ao longo do percurso vimos vários monumentos de estilo românico e gótico. Já no centro da cidade visitámos o Museu do Peregrino, as suas ruas históricas, monumentos antigos e a própria Catedral. A Catedral de planta em cruz latina, com abside e absidíolos tem vários estilos presentes no seu interior e exterior, um deles era o românico. Dentro da Catedral pudemos observar o Botafumeiro (gigantesco incensário que balança na nave durante as missas dos peregrinos e outros atos importantes), sendo este um dos grandes motivos para a presença de tantos visitantes. Visitámos ainda o túmulo de Santiago.

No último dia, 9 de Março, visitámos o resto da cidade e dos seus monumentos. 

Em conclusão, aprendemos um pouco mais sobre o Cristianismo, conhecemos uma nova cidade, aprendemos a sua arte românica e como se difundiu e ainda alargámos os nossos horizontes.




Cláudia Proença, Ilda Folgado, Inês Rita e Valéria Carvalho - 10ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário